"Eduquemos as crianças, e não será necessário castigar os homens" - Pitágoras

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Somos todos autistas

Somos todos autistas: a gradação está nos rótulos

Scheilla Abbud Vieira


"Quando eu me recuso a ter um autista em minha classe, em minha escola, alegando
não estar preparada para isso, estou sendo resistente à mudança de rotina.


Quando digo ao meu aluno que responda a minha pergunta como quero e no tempo que determino, estou sendo agressiva.


Quando espero que outra pessoa de minha equipe de trabalho faça uma tarefa quepode ser feita por mim, estou usando-a como ferramenta.


Quando, numa conversa, me desligo “viajo”, estou olhando em foco desviante, estoutendo audição seletiva.


Quando preciso desenvolver qualquer atividade da qual não sei exatamente o queesperam ou como fazer, posso me mostrar inquieta, ansiosa e até hiperativa.


Quando fico sacudindo meu pé, enrolando meu cabelo com o dedo, mordendo acaneta ou coisa parecida, estou tendo movimentos estereotipados.


Quando me recuso a participar de eventos, a dividir minhas experiências, acompartilhar conhecimentos, estou tendo atitudes isoladas e distantes.


Quando nos momentos de raiva e frustração, soco o travesseiro, jogo objetos naparede ou quebro meus bibelôs, estou sendo agressiva e destrutiva.


Quando atravesso a rua fora da faixa de pedestre, me excedo em comidas ebebidas, corro atrás de ladrões, estou demonstrando não ter medo de perigos reais.


Quando evito abraçar conhecidos, apertar a mão de desconhecido, acariciarpessoas queridas, estou tendo comportamento indiferente.


Quando dirijo com os vidros fechados e canto alto, exibo meus tiques nervosos, rioao ver alguém cair, estou tendo risos e movimentos não apropriados.


Somos todos autistas. Uns mais, outros menos. O que difere é que em uns (os nãorotulados), sobram malícia, jogo de cintura, hipocrisias e em outros (os rotulados)
sobram autenticidade, ingenuidade e vontade de permanecer assim. "

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial