"Eduquemos as crianças, e não será necessário castigar os homens" - Pitágoras

segunda-feira, 2 de novembro de 2015

Não tem mais desculpa!

Caríssimo professor,

A LDB já ditava há mais de 20 anos sobre Educação para alunos com necessidades  educacionais especiais. E de lá até hoje, várias outras leis surgiram a favor desse grupo de alunos. A última lei apareceu em 2015 e já foi sancionada pela Presidente.Vai começar a valer em 2016. Atualmente, o número de alunos PNE matriculados na rede regular de ensino (e não na escola especial) está aumentando cada vez mais. Com esse post de hoje, venho alertar aos meus queridos colegas professores: prestem mais atenção nestas leis, porque se o número de alunos aumentou, as reinvindicações das famílias também tende a aumentar. E você tem que estar preparado,assim como,é claro,toda a equipe escolar ( leia-se diretores,coordenadores e outros profissionais da área, como supervisores  e orientadores educacionais). Você pode não ter ainda um aluno com necessidades educacionais especiais, mas prepare-se: seu dia para recebê-lo pode estar cada vez mais próximo de chegar. Até porque negar matrícula de alunos é considerado crime!

Em vários grupos do Facebook existem cursos de Mediação Escolar e correlacionados, além de outros grupos que debatem sobre cada deficiência. Informação está aqui na rede,de graça e 24 horas por dia. Não temos mais desculpa para não conhecermos (mais) sobre esse universo. Eu sei que você,assim como eu, uma pessoa comum,filho de Deus, também não teve nada disso sendo explicado na faculdade, e foi pego de surpresa ao começar a ver alunos autistas, surdos e com outras deficiências,a "pipocarem" na sua turma. Mas vale repetir: Informação está aqui na rede,de graça e 24 horas por dia. Sabe aquela hora em que você está numa fila do banco, na sala de espera do dentista, ou esperando algum convidado/a atrasado chegar para o almoço? Então...são momentos valiosos (e quase sempre desperdiçados), para lermos um pouco,nem que seja só uns minutinhos, sobre o assunto que ainda porventura desconhecemos.

Comecem a ler sobre cada lei abaixo para não serem pegos de surpresa e é claro,para que todos saiam diariamente mais satisfeitos da sala de aula. O aluno É SEU e portanto, TAMBÉM é de sua responsabilidade conhecê-lo.




Pode acontecer de você, professor, já ter um aluno PNE e estar ainda perdido. No caso de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), essa imagem vale por mil palavras (ou seria melhor "livros"?) , para começar uma mudança nas vidas de vocês,professor e aluno:



E para quem conhece colegas que também estejam perdidos e provavelmente desinformados, repassem esse blog ou pelo menos as imagens para eles.Vale lembrar que, se os pais e/ou tutores têm plenos direitos de pedir reivindicações para que o sistema educacional seja favorável aos filhos, os professores também têm direito de reinvindicar por melhorias na infraestrutura e no cotidiano da escola onde lecionam.


Última lembrança , que poucos lembraram algum dia ou que esquecem vez ou outra ( especialmente para profissionais de escolas, independente do cargo que ocupem ):

A deficiência não aparece apenas para quem nasce. Ela também pode advir de uma doença ou acidente, ambos ocorridos anos depois do parto. Portanto, hoje o/a filho/a pode estar do jeito que você sempre sonhou... mas amanhã uma fatalidade pode acontecer: uma surdez,uma cegueira, uma deficiência física...pois é! Ninguém está a salvo! Todos nós conhecemos casos desse tipo. E aí, será que nessa hora,as leis não serão lembradas? Parem e reflitam sobre esse último parágrafo.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial