"Eduquemos as crianças, e não será necessário castigar os homens" - Pitágoras

terça-feira, 22 de setembro de 2015

Monet, Renoir, Rodin e Degas em quatro vídeos raríssimos


Retirado deste site



Um combo de grandes mestres da história da arte.


MONET


O filme abaixo mostra Claude Monet aos 74 anos em seu glorioso jardim em Giverny, em 1915.



RENOIR


Nesse, Pierre-Auguste Renoir, também  aos 74 anos em 1915, aparece sentado ao lado de seu cavalete enquanto pinta. O filho Claude está ao lado do mestre para ajudá-lo com sua paleta e pincéis. Na época em que o filme foi rodado, Renoir já se encontrava incapaz de andar e suas mãos estavam contorcidas. Ele contava com a família e amigos para se mover e posicionar sua cadeira de rodas para que ele pudesse trabalhar.



O seu filho Jean, escreveu no livro Renoir, Meu Pai:


"Suas mãos estavam terrivelmente deformadas. Seu reumatismo deixou suas articulações rígidas e fez com que os polegares se voltaseem para dentro, em direção às palmas das mãos. Os visitantes que não estavam preparados para isso não tiravam os olhos da sua deformidade. Embora eles não se atrevessem a mencionar o fato, a reação normalmente era expressa por: Não é possível! Com as mãos assim, como ele pode pintar essas fotos? Há algum mistério no ar."



RODIN


No vídeo abaixo, vemos várias sequências de Auguste Rodin aos 75 anos, dois anos antes de sua morte. As duas primeiras cenas mostram o escultor perto de um edifício com colunas e posando em um jardim, respectivamente. A terceira seqüência mostra Rodin esculpindo naquela que ele considerava sua segunda casa e estúdio, o Hôtel Biron. Outros notáveis inquilinos do hotel foram Jean Cocteau, Isadora Duncan, Henri Matisse e Rainer Maria Rilke, que trabalhou brevemente como secretário de Rodin.



DEGAS


O último video mostra Edgar Degas aos 81 anos, dois antes de sua morte. O impressionista desmentido (preferia ser conhecido como um realista) passeia calmamente pelas ruas de Paris.





0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial