Para
uma pessoa que nasceu sem os dedos, Annette Gabbedey, de 48 anos, tem um
trabalho bastante incomum.
Ela
é uma das designers de joias mais talentosas da Grã-Bretanha e uma especialista
em ourivesaria. É surpreendente o fato dela nem sequer usar ferramentas
especiais para ajudar o seu trabalho por conta de sua condição. Em vez disso,
ela se adapta aos dispositivos convencionais de artesanato para fazer os
enfeites mais deslumbrantes e intrincados.Como
ela nunca teve os dedos, Annette diz que ela não se sente como algo estivesse
faltando. Na verdade, ela prefere desta forma, insistindo que ela não está inapta.
"Eu olho para as pessoas com dedos e fico pensando em como conseguem
gerenciar algo com os dedos, porque eles devem ficar no caminho", disse ela.
"É apenas a sua própria percepção de como você olha para si mesmo e, para
mim, eu nasci assim e eu nunca conheci nada diferente disso".
Annette
amarra uma cinta de couro em volta do pulso para manter suas ferramentas e usa
uma amarra para fixar as peças no lugar para que ela consiga trabalhar. Embora
ela não tenha dedos, suas articulações do punho estão em perfeitas condições,
dando-lhe a destreza para segurar pequenos objetos."Fazer joia é muito
tátil e algo que você faz com as mãos. E são apenas os dedos que me faltam”, disse ela.
"Eu tenho toda a sensibilidade pelo caminho das minhas mãos, posso sentir
tudo o que eu estou tocando e tenho um monte de movimentos com elas". As
pessoas são muitas vezes surpreendidas com a situação de Annette. "Eu não tenho dedos
e é o que a maioria das pessoas espera de um ourives ter. Eu acho que as
pessoas perguntam muito mais sobre como eu consigo criar joias do que sobre meu
dia a dia",
disse ela. "Eu sou muito normal e não deficiente como um todo, mas eu aprecio o fato
de as pessoas são fascinadas por eu ser capaz de criar algo”. Ela
se sente aberta especialmente para a curiosidade das crianças, mas acha chato
quando os pais parecem envergonhados. "Eles precisam aprender que isso é
normal e este mundo é feito dos mais diferentes tipos de pessoas".
Annette
aprendeu a trabalhar com metais preciosos na prestigiada loja de joias de
varejo de Londres, Hatton Garden. Ela rapidamente montou sua própria loja e
trabalhou, nos últimos 24 anos, em Frome, uma pequena cidade no nordeste da
Somerset, Inglaterra.Uma
de suas peças mais caras custa o equivalente a R$ 87.000. O colar é feito de 18
quilates de ouro amarelo e branco, cravejado de diamantes e opalas. Ela fez
isso para si mesma depois de completar 21 anos no negócio.
Annette
é casada, sua família a apoia muito, incentivando-a a “chegar lá”. "Isso é o que as
pessoas fazem quando eles têm um desafio. Muitas pessoas têm desafios de
diferentes tipos e meu, suponho, são minhas mãos”, afirma a
designer.
O decreto de 12/08/1815 criando a Escola Real de Ciências, Artes e Ofícios implantou no Brasil a educação artística em caráter oficial. Em 05/11/1826 configurou-se a instalação definitiva da Academia Imperial das Belas Artes - como ficou conhecida a Escola Real - instituindo-se um sistema de ensino artístico que iria moldar de forma singular o desenvolvimento da arte brasileira.
A partir de 08/11/1890, a antiga Academia Imperial foi transformada na Escola Nacional de Belas Artes e em 1931 esta passou a integrar a Universidade do Rio de Janeiro EBA, um dos mais importantes pólos de produção artística, técnica e de pesquisa teórica e científica da América Latina. Abriga em sua estrutura acadêmica cursos integrados à realidade profissional brasileira, tornando-se em 1937, a Universidade do Brasil
.
Em 1965 a referida instituição de ensino passou a se chamar Escola de Belas Artes incorporando-se a Universidade Federal do Rio de Janeiro, constituindo-se através dos anos num verdadeiro organismo cultural, centro universitário e inovador que se dedica a renovar a cultura artística da época e desenvolver, de forma integral e harmoniosa, a capacidade e a criatividade dos seus alunos.
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