"Eduquemos as crianças, e não será necessário castigar os homens" - Pitágoras

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Como NÃO procurar trabalho na docência


O texto abaixo é um relato de uma professora,a qual conseguiu uma vaga numa escola através da rede social mais popular do momento: o Facebook.


Como todos sabemos, nessa rede social existem grupos de tudo quanto se pode imaginar. O grupo onde esta mensagem foi escrita chama-se "Vagas para Professores - RJ".


Analisando as milhares de mensagens nesse grupo,podemos perceber que nem todo professor é um exemplo de cidadania e de educação (comportamental), como era de se esperar justamente de alguém que é formador de opinião e que portanto,influencia diariamente a vida de menores de idade.


Esse post é um verdadeiro "tapa na cara com luva de pelica" na face de (hum) alguns profissionais desempregados ou que desejam aumentar sua renda, e que mostraram (ou continuam mostrando) um comportamento completamente anti-profissional 
. Esses serão um sucesso na permanência do grupo dos desempregados. Ou pior: sucesso dos que escolhem ter sua reputação manchada,por tão pouco.Por algo que eles mesmos poderiam evitar.



______________________________________________________

"Oi gente, eu escrevi esse post por duas razões:


1º - Neste ano, após muita procura, eu fui selecionada por três lugares diferentes e pude escolher onde atuar de acordo com os meus interesses. Por isso quero agradecer os moderadores do grupo e todos os que colaboram. 


2º - Uma das escolas que me selecionou neste ano, me solicitou auxílio para realizar uma seleção. E com essa experiência pude ver alguns erros bastante comuns entre nós, professores, que nos expõe e nos exclui de um processo seletivo.


Bem, este é o meu ponto de vista, ninguém precisa aceitar, escrevo apenas com o o intuito de colaborar.


Na segunda-feira eu publiquei uma chamada para professor de português, especificando no anúncio os horários das aulas, o valor da hora aula e todos os detalhes da vaga.Deixei o meu telefone para contato e quase enlouqueci com isso.


O que aconteceu? 


Entraram em contato pessoas de outras disciplinas, pessoas que possuem empregos mas querem melhorar, pessoas que NÃO possuem a disponibilidade exigida para a vaga, pessoas que não possuem a formação necessária solicitada.
Sem contar os inúmeros comentários despropositais e indevidos.
Devemos ter cuidado com a forma como solicitamos referências de uma determinada escola.Não vejo problema em comentar, perguntar, querer se informar. O problema não está na pergunta, mas na maneira como a elaboramos.


A dona da escola acompanhou tudo, assim como afirmou para mim que observa o que escrevemos nessas páginas. E como ela, creio que existam outros que façam o mesmo.Então tive que retirar o anúncio do ar em menos de 2 horas de publicação. 
Primeiro acho que mesmo em situação de desespero devemos manter o mínimo de equilíbrio emocional e mostrar que temos discernimento.


Se a escola fez um anúncio solicitando manhãs livres, por que quem só tem as tarde se dispõe à vaga?


Se a escola solicitou licenciatura Plena em Letras não adianta oferecer outro curso, entendem?O que mais me chamou a atenção, foram dois aspectos:
1) a maneira de se colocar em uma entrevista2) o modelo de apresentação do currículo.


Há modelos de currículo na internet, não enviem currículos que não informem formação acadêmica, experiência profissional com datas de início e fim e cursos complementares. Esses são dados fundamentais para sua colocação profissional.


A entrevista é o momento de "vender" um perfil profissional.Alguns podem achar negativo isso, mas a apresentação de uma pessoa é fundamental.É importante pensar sobre: Como se colocar, de que maneira falar sobre você, o que selecionar como experiência positiva para narrar e quais objetivos possui ao se candidatar para tal vaga.


Falo isso porque uma professora que chega em uma escola e afirma que "pretende essa vaga para pegar experiência" já fechou as portas que estavam abertas.


Nenhuma escola quer um profissional com o objetivo de "pegar experiência", mas sim de trabalhar, desenvolver seu potencial teórico, aplicar seus conhecimentos, enfim... Sua fala é a única ferramenta, além do currículo, que o selecionador possui para te escolher.
Se é nova no mercado, escolha melhor como dizer isso: "Venho me preparando muito para assumir um cargo de responsabilidade e aplicar meus conhecimentos teóricos".Gostaria de poder ajudar mais, nessa seleção conheci muita gente boa e tratava-se apenas de uma vaga.


Sobre a vaga que escolhi para permanecer: Quando o anúncio foi publicado eu não escrevi absolutamente nada nele, apenas enviei meu currículo. Muita gente comentou, perguntou quem foi chamado, quem foi contactado, pediram o número do local, disseram que iriam ligar para saber mais informações sobre o processo seletivo.


Enfim, quando o nosso perfil está de acordo com o esperado pela instituição eles entram em contato. Não é necessário esse tipo de atitude como se fosse positiva, pois não é.Tive a felicidade de ser selecionada para uma vaga que chegaram a comentar: "salve-se quem puder, é uma vaga só!"


E tive a infelicidade de ver professora tentar se desfazer das propostas da colega em dinâmica de grupo para conseguir uma colocação profissional. É claro, não conseguiu! E eliminou toda e qualquer possibilidade de permanecer em stand by. 


No dia que eu tiver que passar a perna em um outro educador para ocupar uma vaga de educação é porque o mundo não tem mais jeito!


Realmente será um "Salve-se quem puder"!!


Somos educadores, não apenas pessoas que concluíram uma licenciatura, mas pessoas que se dispõem a realizar um trabalho de construção diária e minuciosa com os conhecimentos apreendidos na faculdade e ao longo de nossas experiências de vida.


Acredito na educação como meio para uma sociedade melhor.Desejo a todos muito sucesso profissional.E desejo que ninguém precise apagar a luz do próximo para brilhar, que cada um faça sua estrela ser admirada com simplicidade e respeito.


Gratidão aos administradores do grupo.
"

1 Comentários:

Blogger Leticia Montenegro disse...

Obrigada pela multiplicação Anna. Fico feliz em saber que esse relato serviu como mensagem positiva para outras pessoas que buscam um espaço no mercado profissional.

16 de fevereiro de 2015 às 08:05

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial