"Eduquemos as crianças, e não será necessário castigar os homens" - Pitágoras

sábado, 22 de novembro de 2014

Professor/a, esta é a sua mais nova realidade


Necessidades Educativas Especiais na Europa 


PUBLICAÇÃO TEMÁTICA

Janeiro 2003 


Agência Europeia para o Desenvolvimento em Necessidades Educativas Especiais

 
Com a contribuição da EURYDICE 

A Rede de Informação sobre Educação na Europa 


Retirado deste site



ÍNDICE 


PREFÁCIO

INTRODUÇÃO

1 A EDUCAÇÃO DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS 
NA EUROPA: POLÍTICAS E PRÁTICAS INCLUSIVAS

1.1 CARACTERÍSTICAS COMUNS DAS POLÍTICAS E DAS PRÁTICAS

1.2 DEFINIÇÕES DE NECESSIDADES ESPECIAIS/DEFICIÊNCIA 

1.3 RESPOSTAS PARA ALUNOS COM NECESSIDADES ESPECIAIS 

1.4 AS ESCOLAS ESPECIAIS

1.5 OUTROS ASPECTOS RELACIONADOS COM OS RECURSOS ESPECIAIS E A INCLUSÃO 

1.6 TENDÊNCIAS COMUNS NA EUROPA

1.7 COMENTÁRIOS CONCLUSIVOS 

2. O FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO DE ALUNOS COM NECESSIDADES 
EDUCATIVAS ESPECIAIS 

2.1 MODELOS DE FINANCIAMENTO

2.1.1. PARÂMETROS DOS MODELOS DE FINANCIAMENTO 
2.2. SISTEMAS DE FINANCIAMENTO

2.3 COMPETÊNCIA, EFICÁCIA, COMPORTAMENTO ESTRATÉGICO E RESPONSABILIZAÇÃO

2.4 COMENTÁRIOS CONCLUSIVOS

3. OS PROFESSORES E A EDUCAÇÃO DE ALUNOS COM NECESSIDADES 
EDUCATIVAS ESPECIAIS 

3.1 INCLUSÃO E APOIO AOS PROFESSORES 

3.2 A FORMAÇÃO INICIAL EM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS
GRÉCIA 

3.3 A FORMAÇÃO COMPLEMENTAR EM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS 
3.4 COMENTÁRIOS CONCLUSIVOS

4. TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO 
ESPECIAL

4.1 AS TIC E AS POLÍTICAS EDUCATIVAS NA EDUCAÇÃO DOS ALUNOS COM NECESSIDADES  EDUCATIVAS ESPECIAIS

4.2 APOIO DE ESPECIALISTAS EM TIC NA EDUCAÇÃO EM NECESSIDADES EDUCATIVAS  ESPECIAIS

4.3 AS TIC NA FORMAÇÃO EM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS 
4.4 QUESTÕES RELATIVAS À APLICAÇÃO DAS TIC NA EDUCAÇÃO DE ALUNOS COM 
NECESSIDADES ESPECIAIS

4.5 COMENTÁRIOS CONCLUSIVOS

European Agency for Development in Special Needs Education
4
5. A INTERVENÇÃO PRECOCE

5.1 AS RESPOSTAS PARA AS CRIANÇAS NAS PRIMEIRAS IDADES E A TRANSIÇÃO PARA A EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR

5.2 AS EQUIPAS DE INTERVENÇÃO PRECOCE 

5.3 O APOIO FINANCEIRO ÀS FAMÍLIAS
5.4 COMENTÁRIOS CONCLUSIVOS

6. COMENTÁRIOS FINAIS

6.1 RESUMO
6.2 INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES

E MAIS! : 
Educação Especial na Europa 

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial