ÍNDICE
PREFÁCIO
INTRODUÇÃO
1 A EDUCAÇÃO DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS
NA EUROPA: POLÍTICAS E PRÁTICAS INCLUSIVAS
1.1 CARACTERÍSTICAS COMUNS DAS POLÍTICAS E DAS PRÁTICAS
1.2 DEFINIÇÕES DE NECESSIDADES ESPECIAIS/DEFICIÊNCIA
1.3 RESPOSTAS PARA ALUNOS COM NECESSIDADES ESPECIAIS
1.4 AS ESCOLAS ESPECIAIS
1.5 OUTROS ASPECTOS RELACIONADOS COM OS RECURSOS ESPECIAIS E A INCLUSÃO
1.6 TENDÊNCIAS COMUNS NA EUROPA
1.7 COMENTÁRIOS CONCLUSIVOS
2. O FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO DE ALUNOS COM NECESSIDADES
EDUCATIVAS ESPECIAIS
2.1 MODELOS DE FINANCIAMENTO
2.1.1. PARÂMETROS DOS MODELOS DE FINANCIAMENTO
2.2. SISTEMAS DE FINANCIAMENTO
2.3 COMPETÊNCIA, EFICÁCIA, COMPORTAMENTO ESTRATÉGICO E RESPONSABILIZAÇÃO
2.4 COMENTÁRIOS CONCLUSIVOS
3. OS PROFESSORES E A EDUCAÇÃO DE ALUNOS COM NECESSIDADES
EDUCATIVAS ESPECIAIS
3.1 INCLUSÃO E APOIO AOS PROFESSORES
3.2 A FORMAÇÃO INICIAL EM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS
GRÉCIA
3.3 A FORMAÇÃO COMPLEMENTAR EM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS
3.4 COMENTÁRIOS CONCLUSIVOS
4. TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO
ESPECIAL
4.1 AS TIC E AS POLÍTICAS EDUCATIVAS NA EDUCAÇÃO DOS ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS
4.2 APOIO DE ESPECIALISTAS EM TIC NA EDUCAÇÃO EM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS
4.3 AS TIC NA FORMAÇÃO EM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS
4.4 QUESTÕES RELATIVAS À APLICAÇÃO DAS TIC NA EDUCAÇÃO DE ALUNOS COM
NECESSIDADES ESPECIAIS
4.5 COMENTÁRIOS CONCLUSIVOS
European Agency for Development in Special Needs Education
4
5. A INTERVENÇÃO PRECOCE
5.1 AS RESPOSTAS PARA AS CRIANÇAS NAS PRIMEIRAS IDADES E A TRANSIÇÃO PARA A EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR
5.2 AS EQUIPAS DE INTERVENÇÃO PRECOCE
5.3 O APOIO FINANCEIRO ÀS FAMÍLIAS
5.4 COMENTÁRIOS CONCLUSIVOS
6. COMENTÁRIOS FINAIS
6.1 RESUMO
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial