"Eduquemos as crianças, e não será necessário castigar os homens" - Pitágoras

domingo, 19 de outubro de 2014

Hora do intervalo, com uma grande lição de vida • Começando bem a semana!

(OBS.: O crédito desta imagem abaixo infelizmente foi perdido. Quando eu baixei a imagem do Instagram, eu anotei num papelzinho de onde a peguei e o perdi! Mil perdões, autor/a! Caso alguém saiba a autoria, me responda para eu dar os devidos créditos.Obrigada! )

UMA GRANDE VERDADE E LIÇÃO DE VIDA,QUE OS MUROS DA ESCOLA ABRAÇAM . E  O COTIDIANO TAMBÉM.



ESSA ILUSTRAÇÃO ME FEZ LEMBRAR DA GENIAL PASSAGEM 

DE SÓCRATES,QUE CONHECI HÁ UNS ANOS ATRÁS. EI-LA:

Retirado deste site


Discípulo - Sabe o que eu acabo de escutar sobre um dos nossos colegas?


Sócrates - Espere um momento. Antes de me contar, gostaria de fazer um pequeno teste com você, que chamo de teste de tripla filtragem. Vamos filtrar o que vais me contar. O primeiro filtro é o da verdade. Você tem certeza absoluta de que o que você vai me contar é verdade?


"Não", disse o discípulo. "Certamente, só escutei outras pessoas falarem sobre isso e...


"Muito bem", disse Sócrates. "Então você realmente não sabe se é verdade ou não. Vamos testar o segundo filtro. O que você está prestes a me contar sobre meu estudante é alguma coisa boa?


"Não, ao contrário...?


"Então", continuou Sócrates, "você quer me contar alguma coisa ruim sobre seu colega, mesmo não tendo certeza que seja verdadeiro...


"O discípulo gaguejou, mostrando-se bastante embaraçado.


Sócrates continuou. "Você deve finalizar o teste porque ainda existe o terceiro filtro - o filtro da utilidade. O que você quer me contar sobre ele tem alguma utilidade para mim?


"Não, certamente não.


"Bem," concluiu Sócrates: "se o que você quer me contar não é verdade, não é bom, nem me serve para nada, porque você quer me contar?"


Pra ser de Sócrates,tinha que ter respostas geniais como essas,não é mesmo?O mundo deveria começar a se valer desse grande ensinamento, a começar pelas crianças.Como dizia outro conterrâneo de Sócrates ( Pitágoras):

" Eduquem as crianças e não será necessário castigar os homens".



0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial