"Eduquemos as crianças, e não será necessário castigar os homens" - Pitágoras

segunda-feira, 16 de junho de 2014

Japoneses são um GRANDE exemplo na educação


Recebi essa pérola no Google+.
Impossível não bater palmas.


"Japoneses fizeram a festa ontem. Mas antes de irem embora do estádio, recolheram o lixo. 
COMO NÃO AMAR O JAPONÊS?"
@jurandirfilho

Sou neta de japoneses e morei no Japão por 2 anos. Meus filhos fizeram pré-escola bilingüe japonesa e hoje estão num colégio nipobrasileiro.
O que vejo de diferencial é algo plausível para nós: educação e humildade caminham juntas.

Com 1 e 3 anos meus filhos e colegas cuidavam da escola, limpavam seus calçados ao sair do parquinho e faziam companhia para as professoras enquanto elas mesmas mantinham a sala de aula em ordem. Não era um demérito varrer e tampouco estas atitudes de cuidado com o bem comum eram vistas com preconceito, como se fossem coisas inferiores, de pessoas iletradas ou do universo feminino. E os pais, mesmo pagando uma escola particular, nunca reclamavam das responsabilidades dos pequeninos, assistiam com orgulho, calma e paciência, sem também tentar fazer o que era competência das crianças.





Neste final de semana estive na festa junina no colégio dos meus filhos. Praticamente tudo é feito pelos alunos do Ensino Médio (e das ultimas séries do Fundamental 2, antigo ginásio), que, apesar de sua rotina super pesada (são 7 aulas por dia, com direto a 2 recreios e tb 2 provas fixas por semana), atuam felizes em conjunto. Tudo funciona incrivelmente bem numa admirável estratégia da escola para ensinar trabalho de equipe, empreeendedorismo e, o sobretudo, protagonismo. As equipes mesclam alunos de várias séries e eles criam equipes que "homenageiam" ( fazendo piada com os nomes de) professores da escola. São eles que fazem a decoração da quadra para a festa, cuidam das barracas e ensaiam as danças. Ao final, uma surpresa: todos ficam felizes com o trabalho de desmontar e limpar tudo. Sem reclamar, sem escapar, sem exigências. Sabem por que? São protagonistas desta história, da sua história, sentem-se donos da sua comunidade, agentes da sociedade.
Com ações assim que devemos ensinar aos nossos filhos. Devemos nos calar quando eles querem terminar o que começaram, devemos esperar orgulhosos quando eles precisam de mais meia hora no sábado à noite para limpar a escola, devemos sorrir quando eles querem ir as 7h da a manhã de sábado para arrumar a festa. Só assim criaremos um futuro no qual nossos filhos sejam como estes torcedores japoneses que limparam seus lugares no estádio depois do jogo de futebol.

#avidaquer #agentenaoquersocomidawww.avidaquer.com.br

(Credor da foto: @jurandirfilho www.pic.twitter.com/EQ4KzlC5Ez)

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial