"Eduquemos as crianças, e não será necessário castigar os homens" - Pitágoras

sábado, 29 de março de 2014

Não parece,mas é!



Esse post a princípio, pode não parecer ligado ao tema desse blog, mas é.

Se lidamos hj em dia com Educação unida à Informática (embora ainda não seja algo com índices desejados), a leitura desse texto é imprescindível.
Fora que ele serve para toda e qualquer pessoa do Planeta,mesmo fora dos muros da escola.



O que é phishing e engenharia social (ou como escapar de golpes na internet)



" Este não é um tutorial sobre como instalar o último anti-vírus, é um guia para abrir a mente e reconhecer ameaças que se dão, muitas vezes, fora dos computadores.
Apesar da fiscalização e punição de crimes digitais terem crescido bastante, a internet tem algumas características que dificultam bastante o processo.
Toda informação pode ser replicada rapidamente, de forma praticamente instantânea, sendo assim, no momento em que um site nocivo é fechado, vários outros quase idênticos estão nascendo.
Outro problema é dificuldade de controle geográfico. Muitos sites maliciosos estão hospedados em servidores localizados fisicamente em países onde existe pouca ou quase nenhum tipo de legislação que responda por crimes eletrônicos, como por exemplo a Rússia.

Se alguém faz uma denúncia sobre um site que está coletando dados de cartão de crédito, a polícia brasileira vai apurar, chegar aos detalhes do servidor e pode acabar esbarrando num país que não faz a mínima questão de colaborar. O site vai continuar no ar por um bom tempo."
Mesmo assim, é importante denunciar. A Carolina Dini fez um excelente texto explicando a quem recorrer quando se deparar com fraudes online, vale a pena dar atenção ao conteúdo.
Como nem todas as denúncias podem ser apuradas imediatamente e a quantidade de ameaças cresce num ritmo alarmante, o que nos resta é saber como nos proteger e analisar quando estamos diante de uma fraude ou golpe.

Continua neste link




0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial