"Eduquemos as crianças, e não será necessário castigar os homens" - Pitágoras

terça-feira, 11 de junho de 2013

Como elaborar provas que ajudam na aprendizagem

Retirado deste site


Como elaborar provas 

que ajudam na aprendizagem

Uma reunião de formação vai ajudar os professores 

a elaborar exames cada vez mais eficientes para a 

avaliação dos alunos

Cinthia Rodrigues (novaescola@atleitor.com.br)

Temida pelos alunos e questionada quanto aos resultados, 
a prova deixou de ser o único instrumento de avaliação usado 
pelo professor. Hoje, ele dispõe de outras ferramentas para 
verificar o conhecimento da turma. Contudo, isso não significa 
que a prova deva ser banida das salas de aula. Quando elaborada 
com precisão, pode ser uma ótimaaliada para produzir um bom 
diagnóstico do que a turma aprendeu. O resultado de uma prova 
vai servir de parâmetro para que o professor aprimore seu planejamento 
e seu trabalho em sala de aula. Para que seja eficiente, porém, 
ela precisa ser preparada com cuidado e o coordenador pedagógico 
pode ajudar muito a equipe (veja os pontos que devem ser levados 
em consideração na elaboração de uma prova nos infográficos 
do último quadro).

"Apesar da necessidade de tornar a avaliação contínua e 

diversificada, a simples observação do professor nunca é 
suficientemente profunda e individualizada em uma classe 
com dezenas de estudantes. A avaliação por escrito, portanto, 
sempre terá sua importância", afirma Jussara Hoffmann, autora 
de livros sobre o tema e uma das críticas dos testes feitos apenas 
para atribuir um conceito aos alunos. Jussara propõe o uso de 
questões cujas respostas indiquem o que cada um aprendeu e, 
com isso, ajudem o professor a melhorar as aulas. Cabe ao gestor 
responsável pela formação permanente - em geral, o coordenador 
pedagógico - fazer reuniões para discutir os critérios de elaboração 
(leia mais no quadro abaixo).

Continua aqui

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial