Como elaborar provas que ajudam na aprendizagem
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Como elaborar provas
que ajudam na aprendizagem
Uma reunião de formação vai ajudar os professores
a elaborar exames cada vez mais eficientes para a
avaliação dos alunos
Temida pelos alunos e questionada quanto aos resultados,
a prova deixou de ser o único instrumento de avaliação usado
pelo professor. Hoje, ele dispõe de outras ferramentas para
verificar o conhecimento da turma. Contudo, isso não significa
que a prova deva ser banida das salas de aula. Quando elaborada
com precisão, pode ser uma ótimaaliada para produzir um bom
diagnóstico do que a turma aprendeu. O resultado de uma prova
vai servir de parâmetro para que o professor aprimore seu planejamento
e seu trabalho em sala de aula. Para que seja eficiente, porém,
ela precisa ser preparada com cuidado e o coordenador pedagógico
pode ajudar muito a equipe (veja os pontos que devem ser levados
em consideração na elaboração de uma prova nos infográficos
do último quadro).
"Apesar da necessidade de tornar a avaliação contínua e
diversificada, a simples observação do professor nunca é
suficientemente profunda e individualizada em uma classe
com dezenas de estudantes. A avaliação por escrito, portanto,
sempre terá sua importância", afirma Jussara Hoffmann, autora
de livros sobre o tema e uma das críticas dos testes feitos apenas
para atribuir um conceito aos alunos. Jussara propõe o uso de
questões cujas respostas indiquem o que cada um aprendeu e,
com isso, ajudem o professor a melhorar as aulas. Cabe ao gestor
responsável pela formação permanente - em geral, o coordenador
pedagógico - fazer reuniões para discutir os critérios de elaboração
(leia mais no quadro abaixo).
Continua aqui
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