"Eduquemos as crianças, e não será necessário castigar os homens" - Pitágoras

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

ArtRio no Pier Mauá * RJ




ArtRio  começa amanhã com 1.000 artistas e expectativa de 60.000 visitantes


A Feira Internacional de Arte Moderna e Contemporânea do Rio de Janeiro, o ArtRio, começa nesta quarta-feira sua segunda edição com mais de mil artistas e a expectativa de movimentar 150 milhões de reais em negócios. A abertura será realizada para um grupo seleto de convidados, entre os quais especialistas de arte, empresários e banqueiros. Para público em geral, o evento começará na quinta-feira.

Até o próximo domingo, galerias como a americana Gagosian e a japonesa KAIKAI KIKI mostrarão obras tanto atuais como clássicas, desde Pablo Picasso, Salvador Dalí e Andy Warhol até Takashi Murakami e Damien Hirst. Galerias brasileiras como Vermelho e Mendes Wood, ambas de São Paulo, além das cariocas Anita Schwartz e Progetti, também estarão presentes na ArtRio, que será realizada no Pier Mauá, na zona portuária da capital fluminense.

Segundo dados divulgados pela organização do evento, 120 galerias (60 brasileiras e 60 estrangeiras) ocuparão área de 7.000 metros quadrados para exposição das obras. Na primeira edição da ArtRio, no ano passado, 700 artistas participaram do evento. Cerca de 46.000 pessoas visitaram a feira, número que a organização pretende aumentar neste ano para 60.000.
Um dos realizadores do Art Rio, Luiz Calainho afirma que um dos objetivos do evento é consolidar o Rio de Janeiro entre as cidades mais criativas do mundo. "A cidade respira arte, não só em seus edifícios e obras, mas também no modo de vida e paisagem", explicou.

A feira terá o ArtRio Vídeo, para exibir obras de videoarte, assim como a ArtRio Sonora, rádio web onde a programação será composta por peças de arte sonora. Além disso, a exposição terá conferências e atividades para todo tipo de público. Haverá também programação infantil, com oficinas criativas.
Entre os eventos paralelos, doze artistas do Morro da Conceição abrirão oficina ao público no dia 15 de setembro. No dia seguinte, o artista Paulo Pedro Rocha e o coletivo A_Factory realizarão vídeo-espetáculo multimídia na fachada do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. Além disso, entre os dias 12 e 16, um ônibus gratuito percorrerá as principais galerias de arte da cidade (Com agência EFE)

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial