"Eduquemos as crianças, e não será necessário castigar os homens" - Pitágoras

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Educação Financeira nas Escolas


Livro "O Menino do Dinheiro"
Editora Gente
Autor: Reinaldo Domingos








O livro é ótimo,barato e rapidinho de ler!
Depois de ler o livro visite o site: http://www.dsop.com.br/O site tem a ver com o livro e o assunto,é do mesmo autor.


Sinopse do site

Educação Financeira: Ter para Ser





Combater o analfabetismo financeiro e, dessa forma, preparar jovens estudantes para enfrentarem não somente os obstáculos do mercado de trabalho, mas também os desafios da vida. Este é um dos principais desafios educacionais da atualidade, mas até que ponto as instituições de ensino e seus gestores educacionais estão preparados para atender a esta crescente demanda? Para auxiliar as escolas e seus educadores nessa importante missão, o Instituto DSOP estruturou o Programa DSOP de Educação Financeira. Concebido a partir da premissa fundamental de que é preciso transformar o mundo em um lugar melhor para se viver, o Programa DSOP de Educação Financeira se insere no cenário brasileiro atual como conhecimento indispensável na formação de crianças, jovens e adultos. Confira, a seguir, os diferenciais e os benefícios que o Programa pode oferecer à sua instituição de ensino.


Aprendizado consistente

A abordagem comportamental, que transcende a ênfase estritamentematemática historicamente relacionada ao estudo das finanças, é um dos diferenciais do Programa DSOP de Educação Financeira. O Programa é embasado pela Metodologia DSOP, que desenvolve no aluno quatro competências fundamentais para que ele possa lidar com as questões financeiras com segurança e consciência: Saber Diagnosticar, Saber Sonhar, Saber Orçar e Saber Poupar.



Sentido Prático

Além de seguir os princípios da educação moderna – que visa à formação de alunos-cidadãos, autônomos, com visão crítica e capazes de idealizar e realizar projetos individuais e coletivos, o Programa contribui para que crianças e jovens ampliem seu repertório sobre finanças de forma consistente e carregada de sentido prático, assimilando, desde cedo, a importância do equilíbrio financeiro para o bem-estar individual e social.



Abordagem Interdisciplinar

Para permitir que os alunos estabeleçam relação entre educação financeira e outras áreas do conhecimento, o Programa segue os princípios de transversalidade e interdisciplinaridade estabelecidos nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), o que lhe permite estar articulado aos chamados temas transversais: Ética, Saúde, Meio-Ambiente, Pluralidade Cultural e Orientação Sexual.





Conteúdo flexível

O material didático permite à escola trabalhar o conteúdo do Programa com liberdade e flexibilidade, adaptando-o à sua proposta pedagógica. Os livros são direcionados a alunos do Ensino Infantil ao Ensino Médio e consideram as potencialidades e expectativas de aprendizagem de cada faixa etária. A proposta é abordar o conteúdo de forma interessante, para que o aluno se sinta instigado a aprender algo que lhe seja útil para toda a vida. O material pode ser adotado tanto por escolas que já incluem a temática educação financeira em seu projeto educacional quanto por instituições que ainda pretendem iniciar esse processo.



Alinhado ao MEC

O Programa está plenamente alinhado às diretrizes do Ministério da Educação, que prevê a inclusão do tema Educação Financeira na grade curricular das escolas de todo o país, a partir de 2011.



1 Comentários:

Blogger Unknown disse...

Olá Ana,

Escrevo para um blog conhecido chamado Indicabancos,mas ultimamente surgiu a idéia de ajudar crianças sobre esse tema "Educação financeira" Portanto necessito de materiais ao qual me ajudem a aperfeiçoar meu trabalho voluntário.

Muito bom o seu blog,aproveita e visita o meu !

Marcos Marinho

indicabancos@hotmail.com

27 de maio de 2012 às 14:18

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial