"Eduquemos as crianças, e não será necessário castigar os homens" - Pitágoras

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Exposição Bandeira de Mello


"A Dança " Autor: Bandeira de Mello
tríptico de óleo s/ madeira, ass. dat. 1989 inf. dir. nas 3 obras
140 x 65 cm (cada uma)


Lydio
Bandeira de Mello, nascido em 1929, esbanja talento. Merecedor de seus prêmios, sua obra é nacionalmente conhecida, não é à toa que é considerado um dos mestres da pintura moderna. Valorizando os mais simples e excluídos sociais igualando-os aos que têm posses, mostra sua humanidade e sua sensibilidade artística.

A exposição tem como foco a divulgação da produção e arte brasileira, sua preservação e a formação do pensar consciente sobre tal. Foram escolhidas 65 de suas obras, mais um filme com parceria da Sambacine contendo o relato do próprio artista sobre sua vida e obra. O que mais chama a atenção em suas obras são a riqueza de detalhes, a rigorosa técnica executada e a ótima forma de utilização das cores. Algumas dessas obras, retiradas de seu acervo pessoal, terão seu primeiro contato com o público nessa exposição.

Ressalta-se também algumas obras menos conhecidas do grande público que serão expostas, como seus grafites e aquarelas.
A mostra reúne desenhos e pinturas de médio e grande porte, que retratam todas as paixões artísticas do autor, como nus femininos, animais, pinturas religiosas, cenas do cotidiano, paisagens, o sertão, camponeses e retratos, além de estudos para afrescos e painéis.

As telas estarão organizadas por grupos, como Camponeses, Religiosos, Sertão, etc.

Para deixar a exposição ainda mais agradável, no dia 28 de novembro às 15 horas, os críticos Angela Ancora da Luz e Antonio José da Silveira debaterão sobre Técnica Estética na Obra de Bandeira de Mello com participação do público presente. E às 19 horas o artista fará uma visita guiada à sua exposição, junto ao lançamento do catálogo.

Os encarregados da produção são Anderson Eleotério e Izabel Ferreia com patrocínio da Caixa Econômica Federal. Cenografia por Guilherme Isnard que utilizará recursos de cores, som e iluminação para dar um clima intenso e dar ênfase às características das obras. A trilha sonora é basicamente composta por Jazz e Blues escolhidos pelo artista para que os visitantes se sintam em seu ateliê.


"Quem não tem o hábito de desenhar não pensa a forma" Lydio Bandeira de Mello


Exposição: "Bandeira de Mello, Eu existo assim."
Abertura: 26 de outubro, às 19 horas (para convidados)
Visitação: 27 de outubro de 2009 a 17 de janeiro de 2010
Classificação Livre
Entrada gratuita
Caixa Cultural Rio de Janeiro - Galeria 2 - Av. Almirante Barroso, 25, Centro (Metrô - Estação Carioca)
Terça à Sábado de 10h às 22h. Domingos de 9h às 21h.
Informações: (21)2544-4080

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial