"Eduquemos as crianças, e não será necessário castigar os homens" - Pitágoras

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Jornal Hoje mostrou como se proteger das formas de contágio

Saiba se proteger da gripe suína no trajeto casa - trabalho




O Jornal Hoje convidou uma médica para repetir o trajeto de milhares de trabalhadores entre a casa e o trabalho. Veja em que momento você pode se contaminar com o vírus da nova gripe.
VEJA O VÍDEO COM A PROFISSIONAL EXPLICANDO
"O primeiro desafio do trabalhador brasileiro é logo cedo enfrentar a fila e entrar em um ônibus lotado de janelas fechadas.

A gente pega o dinheiro e paga o ônibus. A gente põe a mão na boca, nas coisas e depois não lava, põe a mão no dinheiro, o dinheiro passa para outras pessoas e assim ele é um carreador de microorganismo por toda a população.

Em Campinas, por exemplo, são 240 mil pessoas/dia que fazem pelo menos duas viagens e meia cada um. Então vocês imaginam o número de microorganismos que circulam nas barras, campainhas e bancos todos os dias.

O correto é lavar as mãos várias vezes, mas é claro que em uma viagem de ônibus não dá. Se tiver álcool em gel à mão, faça o uso dele para higienizar ou então prestar a atenção: numa viagem de ônibus eu não devo tocar nos lugares e levar as mãos aos olhos e a boca.

Quando os ônibus estão lotados e eu estou muito próxima das outras pessoas, se eu estiver com gripe, tossindo espirrando, a menos de um metro das outras pessoas, eu corro o risco de transmitir o vírus. Evite tossir e espirrar sem colocar pelo menos a mão na frente do nariz.

Num dia mais quente é possível ver as janelas abertas, mas nos primeiros horários da manhã e nos dias mais frios as janelas costumam ficar fechadas e os ônibus lotados, o que leva a um aumento dos riscos de contaminação que pode chegar a 80%.

Quando a gente chega ao trabalho antes de qualquer coisa, para tirar toda aquela contaminação, não tome nem café, nem se dirija ao seu setor, vá direto lavar as mãos.

Primeiro tire os anéis, abra a torneira, molhe as mãos, pegue o sabão, faça espuma e repita cerca de cinco vezes os mesmos movimentos, inclusive entre os dedos e no dorso da mão. É importante que se lave tudo na mão, até o leito da unha.

Ao terminar de enxaguar, pegue uma toalha de papel, feche a torneira e jogue este papel fora. Daí sim pegue papel para enxugar as mãos. Porque se não, ao fechar a torneira eu estou contaminando minha mão de novo.

Se na sua empresa tem equipamentos de uso comum, como o telefone, o teclado e o mouse, o ideal é que antes de usar, você limpe estes equipamentos com álcool.

Depois do trabalho se você fizer comprinhas no shopping ou no supermercado não esqueça: você pega em muitas coisas que outras já pegaram, apalpa, escolhe, pega no carrinho. Por isso não esqueça: não coloque a mãos nos olhos, no nariz, nem na boca e nem experimentar os produtos dentro do mercado.

O dia terminou e eu estou voltando para casa. Para não levar para ela toda a contaminação a que eu fui exposta na rua, a primeira coisa a fazer é lavar as mãos. É o que todo mundo deve fazer."

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial